segunda-feira, 19 de maio de 2014

Desafios da Administração no século XXI

Olá boa noite!

Como primeiro post do blog, meu colega de estudos Bruno Segatto preparou um texto ótimo em forma de resenha sobre o artigo "Desafios da Administração no séc XXI". Espero que você goste ;)

No texto a autora Suzana Braga ressalta quatro principais pontos ligados aos desafios da administração, que são as pressões ligadas à globalização, as pressões ligadas ao controle de custo, as pressões ligadas às relações de confiança entre os stakeholders e por fim as demandas sobre comportamento ético e responsabilidade coorporativa.
No decorrer do texto a autora evidência as principais causas e consequências ligadas a esses desafios e obtêm vários pontos interessantes a serem relembrados. No quesito globalização conseguimos visualizar que no âmbito empresarial os países ricos têm mais benefícios fiscais que os países emergentes, e com essas dificuldades os países emergentes em muitos casos são obrigados a utilizar recursos externos que por sua vez gera dependência e de forma direta impacta na economia interna gerando redução de consumo e recessão econômica. Outro desafio a ser enfrentado é a migração de pessoas para lugares com melhor qualidade de vida, em busca de melhores salários e crescimento profissional.
No ponto relacionado ao controle de custo é importante relembrar que atualmente a consciência das empresas e pessoas tem um lado mais individualista, isso devido ao neoliberalismo, com isso funcionários hoje são considerados passageiros em uma organização e não se vê mais hoje facilmente plano de carreira em apenas uma empresa. Isso é desafio pois fica cada vez mais caro possuir funcionários, pois além de alto giro de pessoas nas empresas o custo com treinamentos é elevado. Outro aspecto muito interessante discorrido pela autora foi o desafio de conciliar custos com os investimentos necessários para evitar plágio de informações, marcas e ideias. Todas elas tem custo para serem mantidas e criadas e como hoje a troca de informações é muito facilitada esse aspecto se torna um desafio.
Quando nos tratamos de relações de confiança entre os stakeholders, existe uma serie de itens importantes a serem ressaltados, os conflitos de interesse é um item que tem chamado bastante atenção das organizações, pois segundo a autora para se obter sucesso organizacional a longo prazo deve se estabelecer fortes relações com seus stakeholders. Isso tem sido um desafio, pois o que é muito visualizado nas organizações são problemas como corrupção, oportunismo, falta de ética, benefícios aos gerentes gerando conflitos com os acionistas, passividade dos gerentes e uma fraca relação com os stakeholders.
Sobre Comportamento ético e responsabilidade coorporativa fica cada vez mais complicado pois no mundo capitalismo que visa em primeira instancia o lucro muitos princípios são atropelados e auxiliados por um país que não possui um regime rígido e forte e que não dá o exemplo de responsabilidade e ética, as empresas são reféns do sistema e em muitos casos devido a falta de planeamento a longo prazo as organizações são obrigadas a fazer downsizing e terceirizações de serviços visto que lidar com pessoas hoje é muito complicado. E isso está acontecendo no nosso cotidiano cada vez com mais frequência.
Na atual conjuntura o país está à beira de um colapso financeiro e estrutural, onde se tem dificuldades para o empresário emergir, pois está se afogando em impostos irracionais e em um país com baixo nível de maturidade para lidar com o cenário mundial atual. Em pouco tempo se não existirem mudanças drásticas o mesmo será engolido pelo caos.

Texto: Bruno Zago Segatto
Fonte: RODRIGUES, Silvana Barra. Desafios da Administração no Século XXI. Rae - Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 44.








Nenhum comentário:

Postar um comentário